Focaccia com Alecrim e Sal Grosso

Focaccia é um pão rústico Italiano que pode ser servido na versão clássica, como esta preparada pelo blog Panelaterapia, da Tatiana Romano, ou com cobertura, tipo uma pizza com molho, queijo, dentre outras formas.

Testei a receita para harmonizar com a Weiss da Cervejaria OverMalt e o resultado foi perfeito. Lembrando que fiz a focaccia com azeite orgânico (mais amargo). A harmonização ficou por conta do contraste entre o amargor do azeite com o dulçor da cerveja de trigo, e também pela semelhança entre o pão e o malte/dulçor do estilo da cerveja weiss.

Além dessas características, o alecrim combinou incrivelmente com o cravo, aroma característico das cervejas de trigo.

Receita:

Ingredientes:

– 140ml de água
– 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo para pães (granulado)
– 1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar
– 1/2 colher (sopa) de sal
– 1/4 xícara (chá) de azeite para a massa e mais um fio para regar por cima.
– 250g de farinha de trigo.

Obs.: Rende um pão pequeno, o refratário onde foi assado tem 24cm X 18cm, se preferir pode dobrar a receita.

Modo de Fazer:

Primeiro misture o açúcar, o fermento a água morna e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (que vc retira da quantidade total indicada). Deixe descansar por 10 minutos.

Agora junte o azeite e o sal e vá adicionando a farinha aos poucos. O ponto correto da massa é levemente pegajosa. Deixe a massa crescer coberta com um pano por 20 minutos, mas se onde vc mora não estiver quente o suficiente esse tempo pode dobrar.

Unte a forma com azeite, ajeite a massa no fundo e deixe descansar novamente por 15 minutos. Faça furinhos usando a ponta dos dedos, espete um raminho de alecrim em cada orifício, salpique sal grosso e regue com azeite. Leve ao forno preaquecido em 200º por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar a superfície.

Créditos:

Receita e foto: Blog Panelaterapia

Nossas redes sociais:
Cadastre-se!
RSS
Facebook
Facebook
INSTAGRAM

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta