Topo do Mundo abre a temporada de Primavera/Verão com o lançamento de sua carta de cervejas e a realização de um festival de cervejas artesanais

O sommelier de cervejas Heitor Silva é o responsável pelo projeto e selecionou rótulos mineiros para harmonizar com os pratos da casa

No próximo dia 23 de setembro (sábado), o restaurante Topo do Mundo abre suas portas para a Primavera com duas ótimas novidades. A primeira é o lançamento de sua primeira carta de cervejas, cuidadosamente selecionada para brindar à chegada da época de sol e calor. São 14 rótulos inéditos de cervejas artesanais, todas elas mineiras, cada um com sua proposta e personalidade marcante, trazendo em comum os atributos perfeitos para acompanhar o clima tradicionalmente quente e seco: refrescância, teor alcoólico moderado e um conjunto de aromas e sabores de perfil tropical.

Heitor Silva selecionou sete cervejarias (Brücke, Falke Bier, Krug Bier, Ouropretana, Prússia Bier, Verace e Vinil) e trouxe duas opções do portfólio de cada uma delas. “A carta de cervejas do Restaurante Topo do Mundo descreve as principais informações de cada cerveja – tais como sua origem, teor alcoólico, aromas e sabores destacados e amargor-utilizando uma linguagem resumida, atrativa e de fácil compreensão. Além disso, o cliente também encontrará uma sugestão de harmonização personalizada para cada um dos rótulos, todos eles combinadas com os principais pratos do local. Uma oportunidade perfeita para estimular e explorar os sentidos, desfrutando uma bela taça cerveja na companhia de nossas emblemáticas montanhas”, sugere.

“A decisão de criar esta carta veio de uma demanda dos turistas que estamos recebendo, principalmente pelo circuito Inhotim/Ouro Preto, que são apreciadores da bebida. Somos considerados um ponto turístico de Belo Horizonte e também estamos situados dentro do eixo cervejeiro da RMBH, o que torna mais que natural oferecer as ótimas opções de cervejas disponíveis para quem vem conhecer a região”, declara Ludmila Tamietti, do Topo do Mundo.

A carta também destaca outras informações úteis referentes à harmonização de comidas com cervejas. “Elas atendem todo o público frequentador da casa mas, em especial, aqueles clientes que apreciam a bebida mas ainda não estão habituados ao seu contexto gastronômico. Neste sentido, a carta de cervejas ajuda o consumidor a fazer uma escolha mais adequada e próxima às suas preferências”, complementa o sommelier.

Heitor Silva é Sommelier de Cervejas certificado pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABSMG e ABSSP) e pela Association de La Sommellerie Internationale (França). É editor do Beer Blog Cervejas e Sabores e único Sommelier de Cervejas de Minas Gerais participante e semifinalista do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja 2017. Ele faz parte do ranking do Top 50 dos melhores Sommeliers de Cerveja do Brasil, chancelado pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB).

Festival de cervejas

A segunda novidade é a realização do 1º Festival de Cervejas Artesanais do Topo do Mundo, das 12h30 às 19h30 do mesmo sábado, para marcar a data em grande estilo. As sete cervejarias montarão uma estrutura dentro do restaurante onde oferecerão seus chopes aos visitantes. O restaurante funcionará normalmente com opções à la carte e também petiscos rápidos harmonizados como, por exemplo, a tilápia, maçã de peito e ribs ao barbecue.

No dia, Heitor estará presente para falar sobre as cervejas e as harmonizações, esclarecer possíveis dúvidas e dar dicas aos consumidores sobre as melhores opções para o paladar. O festival contará também com a participação da Cervejaria Lift, convidada especial para o evento. O pôr do sol de primavera promete tornar a ocasião ainda mais especial neste cenário perfeito para a comemoração.

Topo do Mundo

Localizado no ponto mais alto da Serra da Moeda, a 1.500 metros de altitude, dista 34 Km de Belo Horizonte, sentido Rio de Janeiro e 32 Km do Centro de Arte Contemporânea Inhotim. A casa proporciona uma agradável experiência aos sentidos, com um cardápio contemporâneo especialmente elaborado. Tudo isso aliado a um projeto arquitetônico arrojado que permite uma visão panorâmica privilegiadíssima do vasto mar de montanhas que compreende a região, um lugar único. Inaugurado em junho de 2004, o restaurante caminha para seus 14 anos de existência.

A visão panorâmica proporcionada é um verdadeiro convite à contemplação. Em dias de clima seco é possível a visualização até mesmo do Pico do Itacolomi, localizado a mais de 80 Km, no município de Ouro Preto.De um lado, com 180m de desnível, visualiza-se a Lagoa dos Ingleses, muito utilizada pelos praticantes de esportes náuticos e que, em noites de lua cheia, reflete tons prateados.

Do lado oposto, a oeste do vale do Paraopeba, o desnível atinge580 metros, proporcionando um visual deslumbrante, ora de um colorido intenso, salpicado pelas cores dos paragliders e asas deltas, ora de um tom azul-acinzentado que se perde de vista no vasto ‘mardemontanhas’ que compreende a região exibindo, ainda, o pôr-do-sol mais bonito da região. Do restaurante, avista-se bem de perto a rampa utilizada pelos praticantes de voo livre para prática do esporte.

O Topo do Mundo acolhe uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), responsável pela conservação de mais de 17 hectares da peculiar vegetação e fauna nativas, que compreende transição entre área de Cerrado e de Mata Atlântica, resultando em grande diversidade de espécies dos dois ecossistemas. O belo visual resultante deste conjunto é um verdadeiro convite à contemplação…

No comando da cozinha do Topo do Mundo, está o chef André Rotondo, que alia ingredientes regionais em pratos da culinária contemporânea. O cardápio é diversificado e oferece saladas, massas, risotos, carnes, além de petiscos variados. Entre os destaques da casa estão o risoto mineiro, filet do topo com risoto de açafrão, além da típica feijoada oferecida de sexta a domingo no almoço, em porções duplas ou individuais. À noite, fondues de carne, queijo e chocolate são as opções mais solicitadas, considerando-se as amenas temperaturas verificadas no local, na maior parte do ano (média de 16º). E entre as sobremesas, as mais pedidas são o canolli mineiro, grand gateau do topo, alfajor de colher e o tradicional tiramissu.

 Abertura da temporada Primavera/Verão com lançamento da Carta de Cervejas e realização do 1º Festival de Cervejas Artesanais do Topo do Mundo

Data: 23 de setembro de 2017 – sábado
Horário: 12h30 às 19h30
Local: Restaurante Topo do Mundo
Endereço: Estrada da Serra, s/n – Serra da Moeda – Piedade do Paraopeba – Brumadinho/MG
Horário de funcionamento normal: quarta a sábado das 12h (meio-dia) a 01h da madrugada e aos domingos e feriados, das 12h às 19h
Telefones: 3575-5545-98771-2884-99371-0234
http://www.topodomundo.com/

Crédito Imagem: Leo Guimarães/Divulgação.

Instagram
Follow by Email
Whatsapp

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta