Casa O.L.E.C. investe na expansão de sua rede de franquias em MG e todo Brasil

Empresa é a rede que mais cresce no Brasil no segmento de homebrew e oferece vantagens e diferenciais

A Casa O.L.E.C. é a primeira rede de franquias homebrew do Brasil especializada em homebrewing (produção caseira de cerveja). Comercializa equipamentos, insumos e itens relacionados à cultura cervejeira e também é um ambiente de aprendizado. A empresa oferece uma diversa gama de cursos e se tornou ponto de encontro para troca de experiências de cervejeiros caseiros sobre produção,degustação e tudo sobre cerveja artesanal.Seu principal foco agora é expandir sua rede de franqueados. Além da matriz em Belo Horizonte, a Casa O.L.E.C. está presente também em Juiz de Fora, Petrópolis, Brasília, Poços de Caldas, Vitória e Salvador.

Segundo Mateus Caetano, um dos proprietários, a empresa surgiu da fusão entre a oportunidade de oferecer insumos e suprimentos para a produção de cerveja artesanal e a necessidade de um grande público que demandava não só produtos,mas serviços relacionados à cultura cervejeira.Depois de 18 meses de intensa pesquisa e elaboração do plano de negócios, em dezembro de 2013, a Casa O.L.E.C. abriu suas portas e imediatamente foi reconhecida pelo público como referência no seu segmento.

“O respeito e a admiração pelo conhecimento e pelos processos que envolvem a produção da cerveja artesanal é o principal pilar da marca e também o motivo pelo relacionamento tão próximo com os clientes. Hoje, nossa operação já está consolidada e estamos ampliando nossa rede de franquias em diversas localidades de Minas Gerais e também do país”, destaca Mateus.

Como funciona

A franquia da Casa O.L.E.C. oferece aos interessados, diferenciais e vantagens como fatores de acessibilidade e expansabilidade, além de know how sobre o negócio e suporte pré e pós-operacional. Os quesitos de acessibilidade são baixo investimento inicial, produto com baixa sazonalidade, grande leque de cidades potenciais, alta barreira de entrada para lojas concorrentes e empatia com futuros clientes (relação íntima do brasileiro com a cerveja).

“O mercado americano possui mais 1,2 milhão de cervejeiros caseiros, o que se traduz em 0,4% da população, ou uma em cada 260 pessoas. O mercado brasileiro é extremamente jovem e está muito longe de atingir seu pleno potencial de crescimento. Estimamos hoje um total de 40 mil cervejeiros caseiros no Brasil, ou seja, 0,002% da população, ou uma em cada 10 mil pessoas. Há muito espaço para o crescimento e desenvolvimento aqui”, detalha Diogo Medina, também sócio da Casa O.L.E.C.

De acordo com análises de mercado, a tendência de longo prazo é que cidades com mais de 150 mil habitantes tenham uma loja LHBS (Local Homebrew Shop). Hoje, Minas Gerais possui 10 cidades com potencial para abertura de franquias da Casa O.L.E.C. e em torno de 100, em todo o Brasil.

Quanto ao know how, a Casa O.L.E.C. possui extensa prática na entrega de soluções para os cervejeiros caseiros, disponibilidade para elaboração de receitas de cervejas personalizadas, consultoria para montagem de equipamentos caseiros individualizados, alto conhecimento técnico dos produtos comercializados e uma equipe capacitada para realização de cursos básicos e avançados.

Todas as lojas possuem uma identidade física e visual semelhantes e seguem alguns critérios, como em toda franquia. São cinco ambientes que se dividem em salão, bar, estoque, oficina e área técnica, cada um tem as suas próprias dimensões já definidas para o melhor funcionamento do negócio. Ao todo, o espaço físico de cada loja deve ter, no mínimo, 80 metros quadrados.

A Casa O.L.E.C. é representante e distribuidor da empresa Agrária Malte em MG e todos os seus produtos. Oferece mais de 500 insumos como maltes, lúpulos, fermentos, clarificantes, adjuntos, nutrientes e especiarias, além de diversos tipos de equipamentos (para brassagem, fermentação, maturação, envase, sanitização, medição,vidraria, conexões, kegging).

Possui também uma linha de souvenires com mais de 50 itens que incluem growlers, copos, camisetas e livros e oferece cursos de produção básico/avançado/itinerante. Disponibiliza aluguel de equipamentos, realiza encontro de cervejeiros caseiros chamado “Quinta na O.L.E.C.”, oficina para montagem de kits e equipamentos e ainda moagem de insumos e concursos sazonais.

Outro produto exclusivo que a O.L.E.C. oferece é a cigarra elétrica; produto 100% desenvolvido pela empresa. Trata-se de uma panela automatizada para produção caseira, toda em inox, com controle digital de temperatura. Ela potencializa a replicabilidade do processo de produção da cerveja e proporciona grande economia de tempo e espaço na produção.

O suporte ao franqueado inclui apoio em recrutamento, seleção e capacitação de equipe; ajuda na escolha do ponto comercial; orientação quanto aos equipamentos, estoque, insumos e outros bens e serviços que deverá adquirir; assistência na inauguração e acompanhamento efetivo da unidade franqueada. Tudo isso, no período de pré-funcionamento.

Após a abertura, este suporte continua com a capacitação e reciclagens do franqueado e equipe; produção e atualização dos manuais de operação da franquia; supervisão periódica da unidade franqueada; suporte mercadológico – informando periodicamente os lançamentos de novos produtos, as mudanças nos hábitos de consumo e as tendências do mercado – e também suporte administrativo.

“O perfil do franqueado que queremos é de pessoas que tenham afinidade com administração e gerência de negócios e que se dediquem integralmente à empresa. Normalmente, são cervejeiros caseiros que desejam propagar a cultura cervejeira em sua região, mas podem ser também interessados em abraçar este mercado em desenvolvimento no país”, ressalta Mateus Caetano. O investimento inicial para abrir uma nova loja da franquia é de R$ 150 mil.

A matriz da Casa O.L.E.C. em Belo Horizonte, agora conhecida como Casarão O.L.E.C. é – na tradução da palavra: uma Oficina Laboratório de Experimentação Cervejeira. O Casarão acabou de passar por uma grande reforma em seu espaço que incluiu toda uma mudança na identidade visual, além da ampliação e integração da loja de insumos e equipamentos com o tasting room, também conhecido como o bar da O.L.E.C.

Mais informações sobre o processo de franquias da Casa O.L.E.C.

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

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