Cervejarias Mineiras lançam rótulos inspirados no atual cenário da política brasileira

Delações que entregam Maracutaias. Assim, a cervejaria Loba e a cervejaria Verace quiseras fazer seus “protestos” bem humorados e deliciosos contra o cenário atual da política brasileira.

Ambas lançam seus rótulos com nomes inusitados. É importante ressaltar que as cervejarias são independentes, e cada uma fez seu lançamento. Contudo, envio junto os dois materiais pela coincidência.

Delatora é o novo rótulo da cervejaria Loba.

Depois de tanta delação premiada, Loba lança a Delatora, uma Session IPA de respeito.

A Delatora é uma cerveja do estilo Session IPA, com 4,5% de teor alcoólico e 40 IBU (índice de amargor). Apresenta um amargor equilibrado e sabor que ressalta o frescor dos lúpulos cítricos utilizados em sua receita. “A sua coloração é propositalmente avermelhada, para dar a ideia da cor da vergonha. Vergonha essa que os delatores e delatados ‘deveriam’ realmente sentir em relação às informações divulgadas”, esclarece Aloísio Rodrigues Pereira, proprietário da Cervejaria Loba.

A Cervejaria Loba está instalada em uma área de cinco mil metros quadrados, dentro de uma fazenda na cidade de Santana dos Montes (MG). Possui hoje 19 rótulos e já acumula bons prêmios. Acerveja Loba Wheat Wine conquistou a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas 2018 e a Vienna Lager conquistou o bronze no mesmo concurso. A Strong Scotch Ale ganhou a medalha de prata no Concurso Brasileiro das Cervejas de 2017 e também na Copa Cervezas de América de 2016 e sua English Barleywine foi medalha de bronze da Copa Cervezas de América 2017.

Agora é oficial: Tem Maracutaia na Verace!

Muito se ouviu falar, alguns já descobriram, outros não fazem ideia do que vem por aí, mas as boas línguas avisam: é a mais pura verdade! A Verace tem Maracutaia! O novo rótulo da cervejaria é uma deliciosa fruit beer que mistura maracujá e pitaia. Ao ‘shipar’ as duas, surgiu o nome Maracutaia, que também remete ao momento político brasileiro que vivemos (desde sempre).

Segundo seu criador, o mestre cervejeiro Túlio Silva, a base é de uma cerveja de trigo, fermentada com leveduras americanas. A receita é uma adaptação de uma cerveja caseira que gostava de produzir antigamente e que levava maracujá e gengibre e, por sugestão de uma de suas sócias, substituiu o gengibre pela pitaia e deu muito certo. Seu teor alcoólico é de 5,4% e 24,1 IBUs e alto drinkability. As sugestões para harmonização são carpaccios, cheesecake, torta de limão e morangos.

As duas frutas se destacam, sendo a pitaia vermelha a grande responsável pela cor da cerveja e o maracujá pelo aroma cítrico. “O maracujá também contribui com alguma acidez no sabor, mas é pouca. A cerveja é extremamente agradável, com amargor entre o médio e o baixo, ideal para dias quentes e reuniões descontraídas por seu aroma bastante frutado e sua coloração sedutora. A nossa Maracutaia surpreende pela refrescância e sofisticação”, comenta.

A Verace possui hoje em sua linha 14 rótulos e seu último lançamento foi a Oroboro, uma Belgian Dark Strong Ale com 9,1% de teor alcoólico e 19 IBUs, em novembro de 2017. A cervejaria abriu suas portas no Jardim Canadá em agosto de 2016, após um projeto detalhado e extremamente bem posicionado no mercado mineiro das cervejas artesanais. Após cursos, estudos, nasceu a Verace, que é uma palavra derivativa do Latim – VERA CERVISIAM, a Verdadeira Cerveja. Possui hoje capacidade de produção de até dois milhões de litros por ano e acaba de realizar sua segunda expansão, o que representou um crescimento de 83% em capacidade instalada de fermentadores.

Um dos grandes pilares da cervejaria é a alta tecnologia usada nos processos, que garante a qualidade dos produtos. Inclusive, Túlio Silva, que tem como formação principal engenharia mecânica, foi responsável direto para a fabricação e modificação dos projetos para garantir a capacidade técnica dos equipamentos possibilitando o desenvolvimento de produtos de alta qualidade.

Fotos Loba: Crédito: Kenedy Dias e Victor Lourenço

facebook-profile-picture

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta