Cinco cidades de SC terão roteiro turístico de cerveja pelo Vale Europeu

cervejeiros_domingo-00000003
Roteiros passarão pelas principais cervejarias da região do Vale Europeu (Foto: Shutterstock)

Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba e Ibirama formam o roteiro. Além da degustação, público poderá visitar museus e produtores locais.

Será lançada nesta quarta-feira (2) em Blumenau, no Vale do Itajaí, a Rota Turística da Cerveja do Vale Europeu, em Santa Catarina. O projeto tem o objetivo de fortalecer o mercado cervejeiro da região oferecendo rotas turísticas pelas principais cervejarias do país.

O projeto iniciará as primeiras rotas junto a realização do Festival Brasileiro da Cerveja, de 9 a 12 de março, no Parque Vila Germânica. Durante o lançamento nesta quarta, os pacotes de rotas serão apresentados às agências de turismo interessadas no projeto.

Inicialmente, quatro roteiros foram elaborados. Estes terão a opção de passar por sete cervejarias das cidades de Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba e Ibirama, formando a rota com maior número de cervejarias do país.

Além disso, nos pacotes também poderão ser incluídas visitações a produtores associados, museus e a única escola superior de cerveja da América Latina, localizada em Blumenau.

Os roteiros foram criados a partir de informações coletadas em visitas técnicas e diagnósticos de produtos realizados pelas cervejarias, agências de turismo, meios de hospedagem, bares e restaurantes, museus e espaços culturais.

Perfis

De acordo com o Senac, responsável pelo estudo para a roteirização dos trajetos, haverá rotas específicas para cada tipo de público, como os aficionados pela bebida, os mais interessados no quesito cultural e histórico da cerveja, e também para os aventureiros.

Um dos roteiros passará por Ibirama e terá entre as opções a prática de rafting e tirolesa. Em outro trajeto, que passará pelas cidades de Brusque, Gaspar e Guabiruba, o visitante poderá ter uma manhã de compras nos centros comerciais.

Em Blumenau há duas opções de roteiros. Num deles o visitante poderá participar da produção de cristais e de um minicurso de degustação na Escola Superior de Cerveja e Malte. No outro, o público terá a opção de aprender a melhor maneira de servir chope.

A partir das 15h desta quarta, o endereço www.valedacerveja.com estará disponível para acesso com a descrição completa das opções de roteiro.

Ampliação da rota

No segundo semestre deste ano, Pomerode e Timbó também serão contempladas na rota. Segundo Luis Fernando Albalustro, consultor do Programa Senac Turismo e Gastronomia, o objetivo é tornar a rota um produto de excelência para o segmento no Brasil. “O propósito da rota é contribuir diretamente para o desenvolvimento regional.” Com a inclusão das duas cidades, o projeto poderá chegar a ter 12 roteiros.

Valores

Os roteiros serão vendidos por agências de turismo em Santa Catarina. Atualmente, cinco empresas já estão vendendo o roteiro, duas delas em Florianópolis, outras duas em Blumenau e uma em Balneário Camboriú.

Os valores de cada pacote variam de acordo com a preferência do cliente, já que os roteiros não são fixos. “O público pode escolher tudo dentro do roteiro, quantas cervejarias, quantos museus, se quer só cervejarias, se quer degustação ou não. Por isso os valores podem variar bastante”, explica a assessora do Senca, Daniela Bidone.

O pacote básico, com roteiro por duas cervejarias, tem valor mínimo de R$ 120.

Fonte: G1

facebook-profile-picture

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta