Fazenda em Minas Gerais produz cerveja, vinho e leite – Conheça a fábrica da Cervejaria Loba

Curta um fim de semana regado a muita paz, relaxamento e boas cervejas

Cervejaria Loba abre suas portas para visitação aos sábados e domingos na fábrica de Santana dos Montes

Rodeada pela Serra do Espinhaço, a pequena cidade de Santana dos Montes localiza-se há 130 quilômetros de Belo Horizonte, fica na junção do Cerrado com a Mata Atlântica e possui diversos córregos, cachoeiras, corredeiras e matas fechadas que compõem um cenário de natureza exuberante e tranquila beleza em plena Estrada Real.

Inserida nesse cenário idílico, está a Fazenda Guarará, responsável pela produção de leite, vinho, grãos, e também cerveja artesanal. A fábrica da Cervejaria Loba, que recebeu este nome em homenagem aos lobos guará da região, está instalada em uma área de cinco mil metros quadrados dentro da fazenda que inclui todos os tanques para produção, almoxarifado, expedição, e também um bar e loja de souvenirs.

A Loba possui hoje 18 rótulos de cerveja e entre eles está a premiada Strong Scotch Ale, com notas de malte torrado e defumado e 9% de teor alcoólico, medalhista no Concurso Brasileiro das Cervejas, em Blumenau em 2017 e na Copa Cervezas de América, em 2016, no Chile. Os novíssimos lançamentos da marca são a session IPA Delatora, em alusão ao momento político vivido pelo país, e a quadrupel Cabulosa.

Aos sábados e domingos, a cervejaria abre suas portas para visitação a partir das 11h para que os turistas possam conhecer mais sobre o processo de fabricação de uma cerveja artesanal e também degustar os diferentes estilos oferecidos. “As pessoas podem agendar as visitas pelo telefone ou chegar nos horários programados: nos finais de semana, de 11 h às 16h. Também abrimos nosso bar da fábrica às sextas à tarde para degustação de petiscos e cervejas”, esclarece o proprietário, Aloísio Rodrigues Pereira.

Outros pontos turísticos que também devem ser conhecidos durante a viagem à Santana dos Montes são o Museu de Tecnologia Rural, a Praça da Matriz, as Cachoeiras da Caatinga, do Santinho e do Torno, além das belas fazendas datadas do século XVIII.

English Barleywine da Cervejaria Loba ganha medalha de bronze na Copa Cervezas de América 2017

A English Barleywine da Loba acaba de ganhar a medalha de bronze da Copa Cervezas de América 2017, realizada na cidade de Santiago (Chile), de 16 a 22 de outubro. A cerveja possui um sabor maltoso, forte, intenso, complexo, com várias camadas de notas que remetem a pão e biscoito até as que lembram nozes, torrada escura, caramelo escuro, toffee e/ou melado. Seu caráter forte e maltado dominante pode sobrepor os sabores dos alimentos que o acompanham, exigindo sua harmonização com alimentos mais potentes como feijoadas, ostras, rabadas, queijos duros e até tortas de limão. Indicada também para acompanhar uma dose de bebida destilada ou um bom charuto.

A Cervejaria Loba está instalada em uma área de cinco mil metros quadrados, dentro de uma fazenda na cidade de Santana dos Montes. Possui hoje 18 rótulos e uma capacidade mensal de produção de 40 mil litros. Entre suas receitas está a premiada Strong Scotch Ale, com notas de malte torrado e defumado e 9% de teor alcoólico, medalhista no Concurso Brasileiro das Cervejas, em Blumenau em 2017 e na Copa Cervezas de América de 2016. Os novíssimos lançamentos da marca são a session IPA Delatora, em alusão ao momento político vivido pelo país, e a quadruppel Cabulosa.

A Copa Cervezas de América é um concurso internacional, onde participam cervejas de todo o continente Americano e as que mais se destacam são premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze. O concurso atua como uma plataforma anual de encontro da cultura cervejeira latino-americana, promovendo e proporcionando o intercâmbio de conhecimento entre os expoentes do meio. Juízes renomados, mestres cervejeiros e amantes da cerveja de todo o continente reuniram-se na cidade de Santiago para o evento.

Cervejaria Loba

Fazenda Guarará – zona rural de Santana dos Montes/ MG.
Telefones para agendamento das visitas: (31) 3814-0858/9 9558-5878/(31)3726-1207.

facebook-profile-picture

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta