Júpiter e Landel produzem cerveja colaborativa de frutas silvestres em parceria com fazenda orgânica

A união das cervejarias com a Fazenda Silvestre resultou na Sour Framboesa.

As cervejarias paulistas Júpiter e Landel se uniram com a Fazenda Silvestre, produtora mineira de frutas silvestres orgânicas, para criar uma cerveja colaborativa: a Sour Framboesa.

“Essa cerveja nasceu no balcão do bar, em uma conversa sobre fermentações fora do comum. Conheci o Fábio (idealizador da Fazenda Silvestre) uma noite tomando chope e em dois minutos estávamos falando de leveduras exóticas e bebidas obscuras. Depois descobri que ele produzia frutas silvestres incríveis e a ideia de fazer uma cerveja juntos meio que surgiu sozinha”, comenta David Michelsohn, fundador da Júpiter.

A Sour Framboesa é uma cerveja ácida e refrescante, feita no método Kettle Sour de acidificação do mosto. Possui graduação alcoólica de 4% e baixo amargor, com 20 IBU. A framboesa aparece de forma intensa no aroma e sabor, apresentando também notas de frutas vermelhas e pitanga.

“Fizemos um starter a partir da microbiota do malte, o que deu uma acidificação muito interessante, com boa complexidade. E respeitamos o tempo da cerveja, ficou 35 dias maturando. Isso garante uma cerveja redonda”, explica Marcelo Lima, mestre-cervejeiro da Landel.

Apenas um único lote de 1,8 mil unidades da Sour Framboesa será produzido e envasado em latas de 473 ml. A bebida estará disponível em diversos pontos de vendas cervejeiros do país.

Fonte: Revista da Cerveja

facebook-profile-picture

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta