Rebelde escocesa: chope Brewdog Punk IPA é a novidade no Svärten Mugg

O rótulo Punk IPA da Brewdog é conhecido por ter uma perfeita mistura de sabores e aromas, sem deixar de lado o amargor que cativa os amantes do estilo

“A cerveja que começou uma revolução”. A primeira frase escrita no site da cervejaria britânica Brewdog na descrição da Punk IPA não é um exagero. Esse rótulo foi um dos responsáveis por transformar, em poucos anos, o sonho de dois jovens de 24 anos de uma pequena cidade do interior da Escócia em uma das mais respeitadas e bem sucedidas cervejarias da Europa, conhecida pela ousadia nas receitas e qualidade dos produtos. E é esse chope que o Svärten Mugg Taverna oferece, por tempo limitado, a seus clientes em outubro.  

Brewdog Punk IPA
Crédito: Instagram/Brewdogofficial

Explicar a Punk IPA da Brewdog não é fácil. No primeiro contato visual você acredita que não está de frente com uma Índia Pale Ale clássica. A cor dourada, a aparência límpida e a espuma branca e persistente chegam a levantar dúvidas sobre a potência da cerveja, mas o aroma marcante, com toques cítricos e herbais que lembram maracujá e kiwi, já mostra para o consumidor que se trata de uma cerveja fora de série.

A sensação na boca é de um equilíbrio perfeito entre o dulçor do malte e o amargor dos seis tipos de lúpulos diferentes usados na receita. No final do gole, a Punk IPA honra o nome e deixa um gosto marcante, para delírio dos apaixonados pelo estilo.

“É uma IPA muito equilibrada e com a combinação perfeita de lúpulos especiais que dão a ela um sabor diferenciado das demais IPAs britânicas. Os quase 6% de teor alcoólico são quase imperceptíveis, o que provoca aquela vontade de pedir mais uma taça”, diz Conrado Salazar, sócio do Svärten Mugg e cervejeiro.

História – A Brewdog nasceu em 2007, na cidade de Fraserburgh, no Norte da Escócia, formada por James Watt e Martin Dickie, então com 24 anos. Eles estavam cansados de ver nas prateleiras de supermercados cervejas lagers comerciais e ales que seguiam receitas muito tradicionais no Reino Unido. Foi então que juntaram o pouco dinheiro que tinham e passaram a produzir bebidas abusando da criatividade em busca de novos sabores, aromas e combinações, bem diferentes do estava disponível no estático e tradicional mercado britânico. Por causa desse desafio às regras estabelecidas, os próprios sócios classificaram a empresa como uma cervejaria “punk”.

Em dois anos, a Brewdog Punk IPA já era uma das cervejas mais vendidas na Escócia e nos países da Escandinávia. Para expandir os negócios, a dupla vendeu ações da empresa, atraindo cerca de 1.300 sócios-investidores. Assim foi possível ampliar a produção e a variedade de produtos, sempre com combinações inéditas e surpreendentes.

O impacto da BrewDog foi tão grande no mercado que ela é considerada uma das principais impulsionadoras de um movimento que alterou as regras para se fazer cerveja no Reino Unido,  dando oportunidade para o aumento do número de marcas e estilos. Em 2016, a cervejaria abriu suas receitas para o público.

O “anti-modelo” de negócio, segundo definem os próprios idealizadores, chamou a atenção de várias pessoas pelo mundo e a cervejaria passou a ampliar o número de investidores ano a ano. Em 2017, o número de acionistas chegou a 70 mil e a Brewdog possui bares em todo o Reino Unido, nos Estados Unidos, Brasil e até no Japão.

Svärten Mugg Taverna

O Svärten Mugg é o único bar especializado em comida escandinava/germânica em Minas Gerais, e um dos poucos do país. No cardápio estão pratos com ingredientes usados em países nórdicos, como Noruega, Suécia e Dinamarca, com influência de métodos e conceitos utilizados nas décadas de 40 e 50 e da cozinha contemporânea de rua. O estabelecimento possui ainda variada carta de cervejas artesanais, incluindo um rótulo próprio, a Svärten Red Crow, uma cerveja do estilo Brunt Öl, característico da região Norte da Europa. Além disso, a casa oferece grande variedade de drinks e bebidas destiladas, e tem uma das maiores cartas de whisky single malt de Minas Gerais.

SERVIÇO

  • Svärten Mugg Taverna
  • Rua Santa Rita Durão, 1056, Savassi
  • Funcionamento: de terça a sexta (de 18h às 0h) e sábado (de 18h às 2h)
facebook-profile-picture

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta