Receita de Colomba Pascal

 Receita enviada por Natiele Cristina Rodrigues Panza, instrutora de Formação Profissional do Núcleo de Panificação e Confeitaria do Senai-MG

Esponja

INGREDIENTES

QUANTIDADE

(gramas)

*Farinha de trigo especial

78

Água gelada

39

Gemas de ovos

8

Fermento biológico seco instantâneo para massa doce

3

Massa

INGREDIENTES

QUANTIDADE

(gramas)

*Farinha de trigo especial

116

Gemas de ovos

50

Manteiga sem sal

49

Açúcar cristal

5

Água gelada

15

Sal 

2

Uvas passas

57

Frutas cristalizadas

57

Cerejas

18

Cobertura

INGREDIENTES

QUANTIDADE

(gramas)

Açúcar de confeiteiro

130

Amêndoa moída

21

Farinha de trigo especial

21

Clara de ovos

27

Modo de fazer

Esponja

Misture a farinha de trigo e o fermento biológico instantâneo. Em seguida, acrescente as gemas e a água e misture até total homogeneização. Deixe descansar em uma bacia durante 60 minutos.

Massa

Coloque numa bacia a farinha de trigo, o sal e o açúcar e misture. Acrescente a esponja, as gemas de ovos e sove até total absorção. Incorpore a margarina e sove mais.

Deixe descansar. Intercale 30 minutos de sova e 30 minutos de descanso sob refrigeração;

Repita o processo por três vezes ou até a massa, ao ser aberta, formar uma rede bem fina, parecida com um véu. Acrescentar as frutas e misture e deixe descansar por mais 30 minutos na geladeira.

Divisão/ descanso/ modelagem

Divida a massa em 1 peça de 300 gramas e 2 peças de 100 gramas. Boleie as peças, cubra com um plástico e deixe descansar por 10 minutos.

Modele as peças de massa de 300 gramas em formato alongado, do comprimento da forma de colomba, coloque no centro da forma e as peças de 100 gramas, modele em formato alongado, do comprimento da forma de colomba e coloque-as nos lados das aberturas de cada forma. Coloque as formas em assadeira.

Fermentação

Coloque as assadeiras com as colombas para fermentar por aproximadamente 90 minutos a uma temperatura de 35º C em local úmido ou coberta com plástico.

Cobertura

Misture o açúcar de confeiteiro, as amêndoas moídas, a farinha de trigo e coloque as claras de ovos aos poucos. Passe sobre as colombas com o auxílio de um pincel ou manga de confeitar.

Forneamento

Asse em forno a 190º C por aproximadamente 40 minutos.

Imagem: Reinaldo Canato/UOL

facebook-profile-picture

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta