Verace é a segunda cervejaria mais premiada do Brasil em Blumenau

Com sete medalhas, a marca foi a mineira mais premiada e a segunda mais medalhada do Brasil no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau

A cervejaria Verace vai completar três anos em Agosto desse ano. Mas a jovem marca não para de conquistar importantes prêmios. Já havia brilhado em 2018 no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau e em 2019 repetiu a dose, com um desempenho ainda mais relevante. Com sete medalhas conquistadas, foi a cervejaria mineira mais premiada e a segunda mais medalhada do Brasil.

O Concurso Brasileiro de Cervejas é parte do Festival Brasileiro de Cervejas de Blumenau, acontecendo anualmente em março.São mais de três mil rótulos participantes, disputando em 156 estilos diferentes, posicionando o evento como o 3º maior do mundo. Mais de 70% das cervejarias brasileiras estão presentes.

A Verace faturou ouro na categoria FruitBeer com a Verace Berry Splash. Também levou quatro medalhas de prata com a VeraceI´m Kuit, na categoria Dutch-StyleKuit; a Rapsodia, na categoria Juicy Double IndiaPale Ale; Verace Lambioca na categoria BrettBeer e, por fim, também ficou em segundo no pódio com a SmokedCoal, na categoria SmokeBeer. Ainda teve um par de bronzes: uma para a Django, na categoria American-Style Brown Ale e outra para a Coração de Leão, no estilo Extra SpecialBitter.

Sobre a importância desses prêmios para a consolidação da marca no mercado, Alessandro Fontenelle, diretor da cervejaria, celebra esse momento da Verace, que demonstra também um processo de evolução constante do nosso trabalho. “Com apenas dois anos e meio de vida, já temos história pra contar. Em 2017 faturamos nossa primeira medalha em nossa primeira participação em Blumenau já demonstrando potencial. No ano seguinte conquistamos quatro medalhas, incluindo uma no estilo pilsen que é um dos mais concorridos. Muito difícil de ganhar. E agora, em 2019, conseguimos nos posicionar efetivamente no mercado nacional”, celebra Alessandro. A Verace ainda destaca a valiosa premiação recebida em um dos estilos mais concorridos do Brasil que é a Juicy Double IPA.

Outra análise importante é que o Festival Brasileiro de Cerveja reúne cada vez mais concorrentes qualificados, valorizando essa conquista. Minas Gerais também se posiciona bem nesse cenário, com relevante número de medalhas que nossos cervejeiros trouxeram para nosso estado em 2019.

Sobre as Cervejas:

Ouro – Verace Berry Splash

Descrição: fruitbeer, cerveja extremamente refrescante e saborosa. Feita com adição de três frutas: morango (strawberry), amora (blackberry) e framboesa (raspberry). Dai vem o nome: Berry Splash. Esta receita premiada no concurso de cervejeiros caseiros de Nova Lima, 2018.

  • Estilo: Fruit Beer
  • ABV: 4,4%
  • IBU: 11

Prata – Verace I´m Kuit

Descrição: estilo holandês, popular nos séculos XIV e XV, mas muito raro de se encontrar nos dias atuais. A característica principal é a utilização de 45% de Malte de Aveia e 20% de Malte de trigo. Utiliza levedura Ale europeia neutra e lúpulos nobres, também europeus. Extremamente refrescante e com um sabor único.

  • Estilo: Dutch-StyleKuit
  • ABV: 6,6%
  • IBU: 25    

Prata – Verace Smoked Coal

Descrição: cerveja de perfil defumado, utilizando dois tipos diferentes tipos de maltes defumados, e também com a adição de especiarias como páprica doce, páprica picante e pimenta rosa. Muito refrescante e equilibrada, com elevado drinkability.

  • Estilo: Smoke Beer
  • ABV: 5,9%
  • IBU: 24

Prata – Verace Lambioca

Descrição: cerveja de fermentação mista, utilizando leveduras convencionais belgas e também leveduras selvagens (Brettanomyces). Utiliza como base malte de cevada, malte de trigo e farinha de tapioca. Fermentação com bretta feita em barril de carvalho francês, por 6 meses. Possui um perfil sensorial único, com delicadeza no aroma e paladar. Muito refrescante. Cerveja feita em colaboração da a cervejaria Cozalinda, de Florianópolis, Santa Catarina.

  • Estilo: BrettBeer
  • ABV: 5,5%
  • IBU: 11

Prata – Verace Rapsodia

Descrição: Elaborada a partir de maltes pilsen, pale e trigo, também leva em sua receita o malte de aveia, o que proporciona além da turbidez, um corpo aveludado e uma coloração entre o amarelo e dourado. A combinação entre lúpulos americanos e australianos traz para esta potente Juicy Double IPA uma experiência sensorial única.

  • Estilo: Juicy Double IndiaPale Ale
  • ABV: 8‚2%
  • IBU: 85

Bronze – DJANGO

Descrição: Django é uma cerveja bem ao estilo do Velho Oeste. O delicioso e equilibrado aroma de café e chocolate amargo, com um leve toque de mel, é excepcionalmente complementado pela presença marcante dos lúpulos americanos cítricos e frutados, o que lhe confere uma característica única e ousada.

  • Estilo: American Brown Ale
  • ABV: 5‚8%
  • IBU:31

Bronze – Verace Coração de Leão

Descrição: cerveja Premium Ale por seu sabor rico, suave e marcante, possui coloração vermelho-escuro, com uma forte base de malte, em uma disposição de sabores em perfeita combinação. Os ricos aromas das variedades de lúpulos utilizados são perfeitamente balanceados pelos maltes especiais, proporcionando uma ótima sensação no paladar.

  • Estilo: Extra Special Bitter
  • ABV: 5‚2%
  • IBU:39

Sobre a Verace:

A Verace já nasceu conquistando muitas medalhas e prêmios em grandes concursos nacionais e internacionais com suas cervejas. Lançou diversos rótulos e ainda recebeu novos sócios, com a entrada do Grupo PGS. “Posso resumir que o primeiro ano da Verace foi de muito aprendizado e conhecimento sobre o mercado cervejeiro. O segundo ano definitivamente foi marcado pela consolidação da marca, pois é uma marca hoje conhecida principalmente por sua alta qualidade e já nos preparamos para o terceiro. Este, com certeza, será o ano mais importante de todos, pois queremos ampliar nosso mercado consumidor, além do conhecido nicho cervejeiro, para que todos conheçam e tenham acesso às nossas cervejas e possam encontrá-las facilmente. Este é o nosso grande desafio”, declara Marcelo Paixão, um dos novos sócios da cervejaria.

A Verace é uma cervejaria que chama atenção pelos números que apresenta, mesmo sendo tão jovem. A cervejaria iniciou sua trajetória com uma capacidade de produção de 30 mil litros por mês, em agosto de 2016. A primeira ampliação se deu em janeiro de 2017, com uma nova capacidade de produção de 40 mil litros/mês e, em outubro de 2017, foi para 55 mil litros/mês. É um crescimento importante para uma cervejaria tão nova, em um mercado em amplo crescimento. A expectativa é que, para os próximos dois anos, a produção chegue a 110 mil litros/mês, além da conquista de novos mercados consumidores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Crédito Imagem: Rosana Cristina Pereira

facebook-profile-picture

About Léo Romano

Beer Sommelier formado pela Doemens Akademie.

Deixe uma resposta