Guia Da Itália a sua mesa

True Italian Taste
Tempo de Leitura: 3 minutos

O projeto True Italian Taste lançou o guia DA ITÁLIA A SUA MESA, um guia que vale por uma MasterClass!

O True Italian Taste é um projeto que sou assumidamente um admirador, pois além de nos proporcionar aprendizados culturais e gastronômicos valiosíssimos a cada encontro (virtual), nos permite aproximar dessa cultura que sou apaixonado e que – orgulhosamente – corre em minhas veias!

Este projeto é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália e realizado com maestria pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, e tem como objetivo a valorização dos produtos originais italianos, através da conscientização da importância por traz da cadeia produtiva, bem como a luta contra “agropirataria” internacional que, por lançar mão do uso indevido das peculiaridades regionais, e igualmente dos produtos, acabam colocando no mercado produtos falsos, quem em nada representam a qualidade dos produtos chancelados pelos selos DOP (Denominazione di Origene Protetta), IGP (Indicazione Geografica Protetta) e STG (Specialità Tradizionale Garantita).

DA ITÁLIA A SUA MESA
Crédito: Léo Romano

O guia DA ITÁLIA A SUA MESA contém informações preciosas sobre os principais produtos italianos, assim como histórias, certificações, origens, modo de produção, características e peculiaridades que fazem com que cada produto tenha personalidade própria.

Segundo Dario Savarese, Cônsul da Itália em Belo Horizonte (MG), “os protagonistas desse volume são os vinhos e a culinária italiana que testemunham diretamente sua história e origem, mas também seus segredos e o cuidado meticuloso em suas produções, destinando a realçar seus sabores autênticos e torná-los inimitáveis.”

Nella Cerino, Sommelier e Diretora Exceutiva da ABS Minas, em seu artigo “Agroalimentar Italiano: Qualidade Certificada”, ressalta que “em seu significado amplo, a palavra “qualidade” expressa o nível de qualidade em relação às expectativas de quem compra e, ao mesmo tempo, a capacidade de um produto ou serviço em satisfazê-las. Nesse sentido, trata-se de um conceito que se veste e se desveste, com diferentes significados, dependendo do ponto de vista do observador e do contexto considerado.”

Como bem disse Ana Corrêa, Secretária-Geral da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, “a identidade do italiano, a forma que ele se comunica e se expressa, passa diretamente pela sua cozinha e seus alimentos. Entender essa identidade, envolve compreender todo o processo relacionado com a chegada desses alimentos a mesa e a forma que eles são utilizados.”

Ainda, segundo Ana, “a cozinha italiana se preocupa com o cuidado e a qualidade dos alimentos, de como serão produzidos, cuidando das tradições, com as regiões de origem e cuidado com a cultura. Mais ainda, existe um cuidado com as sensações, com o paladar final.”

Dessa forma, é toda essa cadeia produtiva de relações econômicas, sociais e culturais que queremos valorizar e proteger. Se o consumidor final conseguir entender que os nossos produtos remetem a toda essa origem e o impacto que ela causa tanto na qualidade do prato, mas também no estilo de vida de um povo, eles entenderão um pouco do que é ser italiano, conclui Ana Corrêa.

Como neto de italiano e aspirante a cidadão italiano, digo com propriedade que a cultura italiana é muito especial e autêntica, pois tem suas raízes fincadas em sua rica gastronomia, nas mais diversas vertentes, além de características bem definidas em cada região.

Isto se reflete diretamente nos produtos, aromas, sabores, personalidade e claro, na experiência sensorial que cada iguaria proporciona, desde um descompromissado tira gosto, ao preparo mais elaborado, proporcionando, inclusive, harmonizações únicas!

De uma rápida leitura deste artigo, resta claro que vale muito a pena investir em produtos legitimamente italianos, não só como uma forma de coibir um mercado que fatura bilhões através da comercialização de produtos piratas, utilizando convenientemente da construção histórica de toda uma cultura que preza pela qualidade máxima de seus produtos, sem contar que, ao comprar um produto sem certificação, o consumidor coloca a sua mesa produtos de qualidade duvidosa.

Léo Romano

About Léo Romano

Advogado Previdenciário, Diretor Executivo ABS Minas, Sommelier de Cervejas Doemens Academy, Vinhos - WSET.

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