Cerveja especial experimental é refermentada com polpas de manga e maracujá, da Cooperativa Coopabase. A produção é limitada.
A Linha OP de Cervejas Experimentais da Cervejaria Ouropretana acaba de ganhar mais uma integrante. É a OP nº 4 – Saison. Produzida em edição limitada, ela é uma cerveja em estilo Saison, fermentada por seis meses, primeiro em barris de madeira Jequitibá Rosa e Carvalho Europeu. Em seguida, é refermentada com polpas de manga e maracujá da Cooperativa Coopabase.
A OP nº 4 – Saison é primeira da Linha OP de Cervejas Experimentais com adição de frutas e foi envasada em 375 mL. O perfil sensorial traz, ao final, aroma complexo de frutas tropicais e brettanomyces. No paladar, encontra-se sabores frutados e condimentados, que complementam um final ácido e seco. A gradação alcoólica é de 7,2%.
Linha OP de Cervejas Experimentais
A principal característica da Linha OP de Cervejas Experimentais é a fermentação mista. Diversos tipos de micro-organismos interagem para esta etapa do processo produtivo, fazendo com que a linha tenha sabores únicos. Além disso, a Linha OP de Cervejas Experimentais da Cervejaria Ouropretana é fermentada em barris de madeira Jequitibá Rosa e Carvalho Europeu.
“A ideia foi se desenvolvendo, com grande inspiração na tradição belga, mas do nosso jeito”, explica João. Com a fermentação mista e o uso dos barris de madeira, o perfil sensorial da Linha OP de Cervejas Experimentais vai variar de lote em lote. João Gusmão assegura que o perfil também vai evoluir com o tempo.
A Linha OP de Cervejas Experimentais conta, ainda, com três cervejas: OP nº 1 – Sour Saison, OP nº 2 – Brett Saison e OP nº 3 – Brett Saison. Todas são produções limitadas.
Imagem: divulgação
Fonte: Revista da Cerveja