Cervejaria mineira lança sua primeira cerveja com a Inteligência Artificial

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Novidade está prevista para 07 de março

A Cervejaria Prussia, mineira, vai lançar dia 07 de março sua primeira cerveja feita com a ajuda da Inteligência Artificial. Um tema que está sendo muito discutido na atualidade e pela primeira vez o ChatGPT será usado na produção de uma cerveja comercial brasileira.

“Foi uma experiência incrível e inédita. Buscamos a inteligência do robô para criar uma receita de cerveja e, além disso, usamos outra IA, o Midjourney,  para criar o rótulo dessa cerveja. E o resultado foi fantástico. Em breve estará disponível em nosso e-commerce para ser degustada”, fala Fernando, sócio da cervejaria.

A cerveja criada é uma Black IPA. Uma cerveja de cor escura, espuma esbranquiçada e cremosa. Esta Black IPA desenvolvida por inteligência artificial é uma cerveja bem equilibrada com um forte sabor e aroma de lúpulo, enquanto apresenta um baixo caráter de malte torrado, contrariando o sentido visual.

É uma cerveja cremosa de amargor moderado que a tornará uma cerveja refrescante e satisfatória para beber! O teor alcoólico é 6,5% e o processo foi todo acompanhado pelo mestre cervejeiro da cervejaria, porque precisou sofrer adaptações.

A criação de uma receita de cerveja precisa considerar também os equipamentos que estão disponíveis na cervejaria e qual é o resultado que consegue gerar em cada etapa do processo. Alguns ajustes tiveram que ser feitos, como adequar a proporção de grãos de malte e lúpulo, por exemplo, para os parâmetros do equipamento que temos na fábrica.

O ChatGPT funciona muito bem para criar os parâmetros básicos da receita, como ABV, IBU, extrato final, escolhas de maltes etc. Ele consegue acatar sugestões e sugere melhorias para a receita dependendo da demanda de quem opera o sistema.

Por exemplo, gostariamos de uma cerveja com menos sabor de malte torrado, quando fizemos isso, ele sugeriu uma troca de maltes para a nossa Black IPA, de forma que ela deixaria de ser uma cerveja preta e se tornar uma cerveja acobreada, ajuste que tivemos que fazer na fábrica” explicam Maycon e Sildênio, cervejeiros.

A experiência mostrou que apesar de a IA ajudar na elaboração da receita, a presença efetiva no mestre cervejeiro é imprescindível para a produção final, pois, em vários momentos precisou da adequação do profissional. Você pode conhecer melhor o projeto acessando o link https://lp.prussiabier.com.br/ia-black-ipa.

A cerveja será lançada dia 06 para os inscritos e clientes fiéis, e no dia seguinte para o público geral.

Léo Romano

About Léo Romano

Advogado Previdenciário, Diretor Executivo ABS Minas, Sommelier de Cervejas Doemens Academy, Vinhos - WSET.

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