Cervejaria usou uma espécie inédita de levedura
A cervejaria mineira Prussia está lançando em abril um rótulo colaborativa com o Laboratório da Cerveja. Será uma Saison, Uaild Ale. A grande novidade da receita é o pioneirismo no uso de uma nova espécie de levedura cervejeira, diferente das tradicionais Saccharomyces brettanomyces.
É a primeira vez que essa espécie será utilizada na indústria e fora dos laboratórios. É uma levedura selvagem, isolada da flor da espatódea e associada a abelha-sem-ferrão brasileira, uma espécie que sai do nosso ambiente, do nosso ecossistema e agora está disponível para as cervejarias!
O nome da levedura é Starmerella Meliponinorum. Essa levedura vem de anos de estudos na Universidade Federal e é uma parceria com o Laboratório da Cerveja, que recebeu transferência de tecnologia para desenvolve-la e explorá-la comercialmente.
Estamos sempre em busca de novidades e dessa vez vamos trazer mais uma coisa nova para o cenário cervejeiro. Uma cerveja feita com uma levedura selvagem, do nosso ecossistema. Estamos ansiosos pelo lançamento, fala Fernando Cota, sócio da Prussia.
A Uaild Ale é uma cerveja belga com malte de centeio, flor de laranjeira e casca de laranja. Tem sabor frutado de frutas maduras, leve adocicado, leve sensação de picância e com aroma pouco fenólico.
Tem sabor frutado e levemente condimentado. Uma cerveja muito equilibrada que mostra a potência de uma levedura mineiríssima, com os lúpulos também de Minas, da Fazenda Cervejeira em BH! 5% de ABV e 20 IBU.
Com informações da Assessoria de Imprensa